Apresentação do Reitor

Igreja e Basílica de N.Sra. do Carmo do Recife teve seu início
de construção no ano de 1696 e teve sua conclusão em 1767. Em 1908 o povo do Recife pede ao Papa Pio X que declare N.Sra. do Carmo Padroeira do Recife. Em 1909, no dia 16 de julho, N.Sra. do Carmo foi solenemente proclamada Co-Padroeira da Cidade do Recife e da Província Eclesiástica de Pernambuco.

Em 1919 a imagem da Co-Padroeira foi levada triunfalmente, ao Parque 13 de Maio, onde recebeu a Coroação Canônica pelo Papa Bento XV. Em 1920, o mesmo Papa, elevou a Igreja do Carmo a categoria de Basílica Menor, sendo agregada a Basílica Vaticana.

Tendo em vista a importância histórica para o povo de Pernambuco, a Basílica do Carmo se prepara para o Jubileu de 100 anos da Virgem do Carmo Coroada como Rainha da Cidade do Recife e de Pernambuco.

Para isso, diante do desgaste provocado pelo tempo, a cúpula e imagem de N.Sra. do Carmo, esta doada no Século XVII por Dona Maria I, então Rainha de Portugal, precisam urgentemente de restauros. Contamos com a colaboração e fidelidade dos fies devotos de N.Sra. do Carmo.

Que a Virgem do Carmo interceda por cada um de nós!
Frei Rosenildo Alexandre, O.Carm.

Basílica N.Sra. do Carmo
Av. Dantas Barreto s/n, 50.010-180 - Recife (PE)
Fone/Fax: 55 (81) 3224 3174
Email: reitoria@basilicadocarmorecife.org.br